Porto Alegre libera quadras, esportes coletivos e academias aos domingos em novo decreto

Em todos os casos, devem ser mantidas as regras de distanciamento, ocupação e higiene

A Prefeitura de Porto Alegre libera, a partir desta quinta-feira, a prática de esportes coletivos na cidade, em mais uma resposta ao quadro atual da pandemia de Covid-19. A flexibilização também contempla a permissão para uso de quadras esportivas, permite que academias abram também aos domingos e libera a reabertura de espaços de lazer e convivência infantil. O decreto 20.757 vai ser publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira.

As quadras esportivas poderão reabrir sem público, com equipes reduzidas e respeitando o intervalo mínimo de uma hora entre cada jogo, garantindo a higienização do espaço. Também deverão ser observadas a restrição ao número de participantes simultâneos e a vedação da utilização de vestiário. A regra vale para quadras localizadas em parques, praças, clubes sociais e condomínios da cidade.

Os esportes coletivos também poderão ser retomados sem limitação de participantes e sem restrição de contato a partir desta quinta-feira, em condomínios, clubes sociais e centros de ginástica e treinamento . Em clubes sociais, as piscinas podem ser liberadas desde que como local de prática de esportes, enquanto em condomínios podem ser utilizadas exclusivamente por moradores. Em ambos os casos, devem ser respeitadas as regras gerais de capacidade de ocupação, assim como a proibição de aglomerações.

Já as academias passarão a funcionar sem restrição de abertura em dias e horários – incluindo as localizadas em clubes sociais, centros comerciais e shoppings centers. Seguem valendo, porém, as regras de higienização e de distanciamento social para uma pessoa a cada 16 metros quadrados (exceto para coabitantes da mesma residência).

O decreto 20.757 permite, ainda, a retomada de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos em estabelecimentos comerciais e de serviços em geral, desde que mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, além de regras de sanitização.