Tratores de montanha são nova opção para viticultura serrana

Operação é uma parceria entre a montadora gaúcha Tramontini e a italiana Antonio Carraro, especialista em tratores de montanha

Foto divulgação

Considerado um dos raros segmentos que, praticamente, não sente os efeitos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o agronegócio consegue manter ativos diferentes segmentos. No setor de máquinas agrícolas, a tendência é que a maioria das empresas feche o ano de 2020 com resultados melhores que no ano passado.

Esse cenário mantém os negócios aquecidos, tanto que a Tramontini, empresa que representa exclusivamente a montadora italiana Antonio Carraro, acaba de anunciar que vai inaugurar, no próximo dia 15 de outubro, a primeira loja de tratores em Banto Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A parceria Tramontini e Antonio Carraro iniciou em 2016, com a busca pela introdução no mercado brasileiro dos tratores especiais para cultivos em regiões montanhosas. Segundo o diretor executivo da Tramontini, Ubirajara Choairi, a tendência é que a empresa siga investindo na abertura de outras lojas na Serra gaúcha.

“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo do produtor e mostrar que existe uma tecnologia voltada para agilidade nas manobras, estabilidade nos terrenos acidentados, versatilidade no deslocamento e conforto ao operador. Por isso, trabalhamos com a possibilidade de abrir novas unidades em cidades vizinhas”, revela Choairi.

O executivo destaca também que, além de trazer a tecnologia para a Serra, a Tramontini está movimentando a economia do município. “Para essa operação, estamos priorizando a parceria com pequenas fábricas de implementos da Serra, além de priorizar a mão-de-obra local, gerando empregos diretos e indiretos”, afirma.

O setor de engenharia da Tramontini tem desenvolvido componentes nacionais que estão sendo gradativamente adicionados aos tratores italianos, na fábrica localizada em Venâncio Aires. São tratores especiais utilizados especialmente para regiões de montanha e de difícil acesso. Desenvolvidos para dar maior segurança ao operador, apresentam alta performance, são compactas, possuem baixo centro de gravidade, bloqueio do diferencial e raio de giro reduzido.

“Enquanto um trator agrícola convencionais opera, no limite, a 12 graus de inclinação, os tratores italianos podem ser usados em locais com até 25 graus de inclinação com segurança”, explica o gerente de vendas, Everton Coutinho.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile