Mais da metade do comércio de Porto Alegre relata queda nas vendas do Dia das Crianças

Ticket médio das compras ficou em R$ 113, segundo Sindilojas

Foto: Guilherme Almeida/CP

Levantamento do Sindilojas apontou que 56% dos comerciantes de Porto Alegre venderam menos no Dia das Crianças de 2020 do que na mesma data no ano passado. Os lojistas que afirmaram ter obtido resultados melhores somaram apenas 6% dos entrevistados, enquanto outros 23% consideraram as vendas semelhantes a 2019. Os demais 15% não souberam responder.

Entre os que reportaram queda, o Sindilojas apontou retração média de 23% em relação ao ano anterior. Roupas (55,7%), calçados (35,7%) e brinquedos (28,6%) foram os produtos mais procurados, com ticket médio em torno de R$ 113.

Ainda de acordo com os lojistas, os consumidores preferiram, nessa ordem, o cartão de crédito parcelado (64,3%), seguido do cartão de débito (15,7%) e do dinheiro à vista (10%). Os outros 10% correspondem às vendas no cartão de crédito em 1x (8,6%) e parceladas no crediário (1,4%).

A maior procura pelos presentes, conforme os entrevistados, ocorreu na véspera da data e na semana anterior, principalmente nas lojas físicas (74,3%). Para 24,3% dos lojistas, essa busca se deu por meio dos dois formatos, tanto na loja física quanto nos canais digitais de venda. O WhatsApp é a principal ferramenta utilizada para a compra, conforme 83,3% das lojas que vendem online.