Reflorestamento urbano

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Pra quem não sabe, meu lugar se chama Itapuã, área de preservação onde a natureza é exuberante e muitas espécies de aves aportam por lá como também bugios, mulitas, perdizes, cachorro do mato,capivaras e até um puma vive na Reserva no Parque Estadual segundo estudiosos do assunto.
Relendo um livro do especialista em plantas José Joaquim Longhi, decidi repassar para quem gosta de lidar com a terra e aprecia o assunto.
“As cidades vão crescendo. Os bosques que existem e são derrubados para dar lugar a mais uma concentração de edifícios, formando uma selva de concreto. O poder público municipal deve incentivar o plantio de árvores nativas, fazendo distribuição gratuita das mudas. O plantio de árvores nativas em praças e parques públicos deve ser realizado sempre que possível com a participação da comunidade. Para uma arborização com pouco ônus, cada prefeitura, escola ou entidade comunitária poderia organizar seus viveiros próprios, de mudas ornamentais e de essências nativas, com a orientação de um técnico ou prático. A arborização das vias públicas com espécies nativas contribui para embelezar a cidade, além de dar a oportunidade para as pessoas que vieram do interior terem o reencontro com as árvores e frutos que marcaram sua infância e terem a satisfação de mostrá-las a seus filhos. Além disso aproximarem pássaros, que procuram estas árvores para sobreviver.
Para esta arborização, devem ser escolhidas as espécies levando em conta o espaço que poderá ser ocupado pela árvore quando adulta. Para vias com redes elétricas aéreas, devem ser escolhidas árvores de porte médio e arbustos juntamente com a distribuição gratuita de mudas feita por prefeituras ou entidades particulares.
Deve haver uma orientação, principalmente quanto ao porte da árvore, para que não se plantem espécies de grande porte em calçadas com rede elétrica aérea, perto das casas, muros, etc. Os quintais e jardins são bons lugares para o plantio de árvores nativas, podendo ser feito, também, em pequenos bosques, em zonas urbanas. Seria um benefício para o município e comunidade.”
Sejamos conscientes e vamos contribuir para que no futuro tenhamos um planeta saudável e rico em florestas e matas nativas, para a nossa própria sobrevivência.