Defesa Civil autoriza retorno de moradores a prédio evacuado em Porto Alegre

Consertos serão executados pela construtora

Foto: Alina Souza / CP

A Defesa Civil, a equipe de engenharia do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e o Corpo de Bombeiros receberam na tarde deste sábado o laudo técnico da construtora responsável pela obra do Loteamento Irmãos Maristas, na zona norte de Porto Alegre. O documento assegura a estabilidade estrutural do Bloco A da quadra M do empreendimento e autoriza o retorno dos moradores às residências.

O medo de um desabamento do prédio de cinco andares fez com que 19 famílias, sendo 40 adultos e 22 crianças, tivessem de desocupar às pressas os apartamentos na noite de sexta-feira. Todos são oriundos da vila Nazaré que foram transferidos para a realização das obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho Porto Alegre.

Conforme a prefeitura de Porto Alegre, apenas uma família será hospedada em um hotel, sob responsabilidade da construtora, pois teve o piso do apartamento totalmente comprometido. A equipe de obras da construtora realizará o conserto. Também foram resolvidos os problemas de PPCI e substituídos os itens de segurança.

O executivo municipal reforçou, em nota, que forneceu quentinhas e cestas básicas para as famílias durante o dia. O acompanhamento aos moradores terá continuidade no Centro Regional de Assistência Social (Cras) da região a partir de terça-feira, 13.

A Caixa Econômica Federal disse, também em nota, que imediatamente após ser notificada pela Defesa Civil sobre a remoção das famílias de um dos blocos, encaminhou profissionais da equipe técnica ao local para avaliação. A construtora Direcional, responsável pelo empreendimento, também realizou vistoria no local e emitiu parecer técnico atestando a estabilidade estrutural.