Grêmio começa bem, leva susto, mas vence o Coritiba na Arena

Tricolor fez dois gols em dez minutos, mas reduziu intensidade e viu o "Coxa" descontar e levar perigo

Grêmio garantiu a vantagem no placar logo cedo | Foto: Fabiano do Amaral / CP

Depois de um começo avassalador, com dois gols em dez minutos, o Grêmio reduziu a intensidade durante o jogo, levou alguns sustos, mas voltou a vencer no Brasileirão ao bater o Coritiba por 2 a 1, nesta quarta-feira, na Arena. Com o resultado, o Tricolor vai aos 17 pontos e sobe para a 11ª colocação da tabela. Na próxima rodada, a equipe gremista enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, domingo, às 16h.

Com fôlego, o Grêmio começou a partida marcando em cima e logo aos dois minutos, após cruzamento de Diogo Barbosa, Luiz Fernando abriu o placar. Mantendo a pressão, aos dez, David Braz ampliou depois de finalização desviada de Pepê.

No entanto, o ritmo caiu, e aí o Coxa se sentiu mais à vontade no jogo e descontou, aos 29 minutos do segundo tempo, com Nathan Silva. Depois do seu gol, o Coritiba tentou, se aproveitando da queda de rendimento gremista, mas não conseguiu empatar ou criar chances efetivas.

No final da partida, o lateral esquerdo Marcelo Oliveira entrou no lugar de Pepê para sua “despedida”. O Grêmio informou que o atleta campeão da Copa do Brasil de 2016, que sofreu com lesões nos últimos anos, se despediu dos gramados e assumirá cargo na coordenação técnica. “Gratidão por tudo”, resumiu o jogador.

Começo avassalador 

Marcando adiantado no campo de ataque, o Grêmio não deu chances para o Coritiba no começo da partida. Logo aos dois minutos, Luiz Fernando abriu o placar de cabeça, após cruzamento preciso do lateral Diogo Barbosa pela esquerda.

E mesmo com o 1 a 0, o Tricolor não diminuiu o ritmo. Aos seis, Diego Souza fez bonita jogada, driblando dois marcadores, mas a zaga apareceu para tirar no último minuto. Aos 10 minutos, o 2 a 0: em cobrança de escanteio, a zaga afastou, mas, na sobra, David Braz apareceu para empurrar para o fundo do gol.

O Grêmio reduziu um pouco o ritmo depois de garantir a vantagem e o Coritiba se aproveitou controlando mais a bola. Aos 33 minutos, inclusive, Robson fez lindo gol em jogada individual. No entanto, o VAR anulou por impedimento na origem do lance.

Ainda que com o tento irregular, o Coritiba manteve a melhora após o 2 a 0 e passou a ter mais a bola no campo ofensivo – o primeiro tempo se encerrou com 50% para cada lado na posse. Nos últimos minutos da etapa inicial, o Grêmio até voltou a oferecer perigo. Aos 38 minutos, Victor Ferraz tabelou com Matheus Henrique e cruzou forte, mas Wilson espalmou.

Sustos no segundo tempo

O começo da segunda etapa em nada lembrou o primeiro e foi em ritmo bastante menos intenso do lado tricolor. No Coritiba, a postura foi mais ofensiva, mas com pouca criatividade para levar perigo ao gol de Vanderlei. Aos 9 minutos, Neílton finalizou para firme defesa do goleiro gremista. Em seguida, Giovanni Augusto obrigou boa defesa de Vanderlei.

Sentindo que não tinha mais o controle do jogo, Renato promoveu três mudanças: Maicon, Thaciano e Guilherme Azevedo entraram nos lugares de Robinho, Luiz Fernando e Lucas Silva aos 19 minutos.

Logo em seu primeiro lance, aos 21 minutos, Maicon descolou belo lançamento para Diogo Barbosa, que cruzou rasteiro, na sobra, Pepê finalizou por cima do travessão. Mas o Coxa era quem seguia com mais “vontade”. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Nathan Silva se antecipou ao goleiro Vanderlei e descontou para o Coritiba.

O Coritiba manteve a pressão em busca da igualdade e levou perigo em finalização de Robson e corte de Maicon. No contragolpe, Pepê encontrou Guilherme Azevedo que finalizou forte para boa defesa de Wilson. Aos 38 minutos, mais uma chegada do Tricolor: Victor Ferraz desviou na primeira trave e de novo o goleiro do Coxa apareceu.

A equipe paranaense bem que arriscou tentar tudo para seu segundo gol, mas esbarrou na defesa e foi o Grêmio quem ficou com a vitória.

Campeonato Brasileiro 2020 – 14ª rodada

Grêmio 2 
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz, Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique e Robinho (Thaciano); Luiz Fernando (Guilherme Azevedo), Pepê (Marcelo Oliveira) e Diego Souza (Isaque). Técnico: Renato Portaluppi

Coritiba 1 
Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon (Nathan Silva), Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Hugo Moura, Ramón Martínez (Neílton) e Guilherme Biro (Giovanni Augusto); Gabriel (Yan Sasse) Robson. Técnico: Jorginho

Gols: Luiz Fernando (02min/1T°) David Braz (10min/1T°) Nathan Silva (29min/2T°)

Cartões amarelo: Paulo Miranda e Matheus Henrique (Grêmio) Ramón Martínez e Neílton (Coritiba)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 07/10, às 19h15min