Mapa de risco da Covid mantém região de Santa Maria em bandeira vermelha

Região registrou aumento de óbitos e de casos de internações em UTI por síndrome respiratória aguda grave

O mapa definitivo da 22ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira, manteve a região de Santa Maria em bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto para o coronavírus. Sem pedidos de reconsideração à classificação preliminar de sexta-feira, o mapa passa a ter vigência nesta terça-feira e vale até as 23h59min da próxima segunda-feira.

A região de Santa Maria está em regime de cogestão e pode adotar protocolos semelhantes aos das demais 20 áreas em laranja, com exceção do retorno às aulas presenciais, que leva em conta as bandeiras estipuladas pelo governo estadual. A região registrou aumento de casos de internações em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 36 para 39, e por Covid-19, de 34 para 37, o que resultou na redução de leitos livres. O número de óbitos nas últimas duas semanas também contribuiu para manter a região com bandeira vermelha.

Na média geral, o número de hospitalizações de casos novos de Covid voltou a crescer ao longo da semana, depois de apresentar queda, na semana passada, subindo de 793 para 840 – aumento de 6%. A quantidade de leitos livres também caiu 4%, de 684 para 659.

Regra 0-0

Conforme o mapa da 22ª rodada, apenas 32 municípios (do total de 497) foram classificados em bandeira vermelha, somando 551.963 habitantes, o que corresponde a 4,9% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 17 municípios (87.975 habitantes, 0,8% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, já que cumprem os critérios da Regra 0-0 – ou seja, não tiveram registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias -, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Dos 465 municípios (10.777.642 habitantes) em bandeira laranja, 243 (11,1%, 1.256.107 habitantes) não apresentaram hospitalizações e óbitos nos últimos 14 dias.

Regiões em cogestão

Das 21 regiões em bandeira laranja, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, bastando que enviem protocolos próprios à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.

Protocolos alterados para cultos, missas e hotelaria

Na reunião do Gabinete de Crise desta segunda, foram confirmadas algumas mudanças nos protocolos estaduais, que devem ser publicados em decreto no Diário Oficial. No segmento de hotelaria, fica permitido aumento no teto de ocupação na bandeira amarela de 60% para 75%, e na laranja, de 50% para 60%. Em relação a cultos e missas, passa a permitir que coabitantes/familiares sentem juntos durante as celebrações.