Os 53 novos controladores de velocidade, também chamados de pardais pelos motoristas, deverão estar instalados até dezembro. Os equipamentos terão o sistema OCR de reconhecimento de placas, segundo informou nesta quinta-feira o diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires.
Segundo Ramires, um levantamento do programa “Vida no Trânsito” feito de 2012 a 2019 mostrou que 33% dos acidentes com óbito apresentou como principal fator de risco o excesso de velocidade. Na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, na zona Sul da cidade, os pardais já foram colocados, mas ainda não estão funcionando.
A empresa Focalle Engenharia Viária Ltda., venceu edital de licitação e substituiu a Perkons SA. Os equipamentos antigos foram retirados, por exemplo, de vias como a avenida Bento Gonçalves, Assis Brasil, Edvaldo Pereira Paiva e Nilo Peçanha. Segundo Ramires, os equipamentos vão auxiliar na segurança no trânsito, além de colaborar para a segurança pública, uma vez que integram o sistema de cercamento eletrônico do município. Em função do cercamento eletrônico, o diretor de Operações da EPTC informou que ocorreu uma redução de 61% em veículos roubados em Porto Alegre – o levantamento foi feito nos períodos de janeiro a agosto de 2018 comparado a janeiro a agosto de 2020.
Os controladores de velocidade farão o registro de imagem e vídeo, tipo fixo, com função de leitura automática de placas, serviço de monitoramento e gestão das informações de tráfego. Conforme Ramires, o edital prevê contrato inicial de 12 meses com possibilidade de renovação por até 60 meses. Outra novidade é que os controladores de velocidade das avenidas Diário de Notícias, na zona Sul, Sertório e Bernardino Silveira Amorim, na zona Norte de Porto Alegre, serão colocados em dois pontos das vias.