INSS aguarda retorno de 19 médicos para normalizar perícias no RS

80% das agências habilitadas para o exame no Estado já estão funcionando

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

As 26 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) habilitadas para realizarem perícias no Rio Grande do Sul já passaram por vistorias da perícia médica federal. O processo é uma exigência dos profissionais para que os trabalhos sejam retomados, com a garantia da segurança sanitária e cumprimento de protocolos contra a Covid-19.

Segundo o órgão, 19 médicos ainda não retornaram aos seus postos. Com isso, as agências de Montenegro, Novo Hamburgo, Três de Maio, Sapiranga e Garibaldi continuam sem realizar o procedimento. Todas as outras já tiveram o atendimento normalizado – incluindo as de Gravataí, Quaraí e São Luiz Gonzaga, reabertas nessa terça-feira (29).

Perícias foram retomadas há duas semanas

As agências do INSS ficaram de portas fechadas por quase seis meses por causa da pandemia de coronavírus. No período, os médicos e o Governo Federal travaram um embate jurídico em torno da volta dos exames. À época, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) chegou chamar os locais de “verdadeiras bombas infectológicas”.

No último dia 17, a União ameaçou impor descontos salariais aos peritos que não retornassem aos postos. Mesmo assim, segundo o último balanço divulgado pelo Instituto, na segunda-feira (28), apenas 633 profissionais começaram a semana trabalhando – número que representa 69% do total.