Em visita ao Colégio Militar, Marchezan aprova protocolos sanitários adotados pela instituição

Alunos participam, desde o início da semana, de atividades de conscientização quanto a Covid-19

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior avaliou positivamente os protocolos adotados pelo Colégio Militar de Porto Alegre na retomada das atividades presenciais. O tucano visitou o local nesta quarta-feira, acompanhado dos secretários de Educação e Saúde, que participaram das atividades de acolhimento que acontecem na instituição desde o início da semana.

“O Colégio Militar tem uma estrutura diferenciada, com muito mais recursos financeiros, de estrutura, capacidade técnica e disciplina para que possa servir como modelo dentro da pandemia. Vamos fazer uma avaliação dos protocolos para vermos o que é viável no restante das redes pública e privada”, afirma Marchezan.

Os estudantes, que ainda estão assistindo às aulas exclusivamente no ambiente virtual, foram convidados para palestras de orientação quanto ao combate à Covid-19 no retorno definitivo, marcado para o dia 13 de outubro. Há, também, mudanças na organização do prédio, já que as turmas serão divididas para garantir o distanciamento entre os alunos.

Para o secretário de Educação da Capital, Adriano Naves de Brito, a diferença entre a estrutura da instituição e a que está disponível aos outros alunos é um dos motivos para que as escolas voltem a funcionar. “A retomada da Educação Infantil, do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissionalizante acontece no próximo dia 5”, garante.

Também voltam às salas de aula, na próxima segunda-feira, os estudantes matriculados no Ensino de Jovens e Adultos da rede privada. Nas escolas públicas, as atividades presenciais do EJA só vão ser retomadas no dia 13. O retorno em Porto Alegre só não vai começar na semana que vem para os alunos da rede estadual, que tem calendário próprio.

Calendário

5 de outubro: Educação Infantil, 3º Ano do Ensino Médio, Educação Profissional e EJA (ensino privado)
19 de outubro: Ensino Fundamental (anos iniciais) e EJA (ensino municipal)
3 de novembro: Ensino Fundamental (anos iniciais) e restante do Ensino Médio