Grêmio vence a Católica por 2 a 0 e se classifica na Libertadores

Após primeiro tempo ruim, Tricolor se recupera com gols de Pepê e Rodrigues para chegar aos dez pontos no Grupo E

Pepê marcou no começo do segundo tempo e abriu caminho para a vitória do Tricolor | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação / CP

O Grêmio preocupou em um primeiro tempo ruim, mas virou a curva na etapa final para vencer a Universidad Católica por 2 a 0, nesta terça-feira na Arena. Com o resultado, o Tricolor soma dez pontos no Grupo E da Libertadores e está classificado para às oitavas de final.

Dominada na primeita etapa, a equipe gremista melhorou na volta do intervalo e abriu o placar logo aos dois minutos, com Pepê. O gol cedo deu tranquilidade e deixou os chilenos mais expostos. Aos 18 minutos, depois de linda jogada de Alisson pela esquerda, o zagueiro Rodrigues, que foi escalado como titular após Geromel e Kannemann testarem positivo para a Covid-19, mandou para o fundo das redes e deu números finais a partida.

Recuperado na Libertadores, com seis pontos nos últimos dois jogos, o Grêmio volta suas atenções para o Brasileirão, com clássico Gre-Nal neste sábado, às 17h. A competição sul-americana volta no dia 22 de outubro, data em que o Tricolor receberá o América de Cáli, na Arena, podendo poupar a equipe em caso de classificação antecipada.

Grêmio “sonolento” na primeira etapa

Apesar de jogar fora de casa, a equipe da Católica teve o controle do jogo ao longo de todo o primeiro tempo, buscando mais o gol. Logo aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, Puch obrigou Vanderlei a fazer grande defesa em finalização de dentro da área. Os chilenos seguiram controlando as ações no começo da partida, mas não tiveram tanta produtividade ofensiva.

Aos 15 minutos, em um contragolpe, o Grêmio respondeu ao domínio. Alisson recebeu de Orejuela dentro dá area e obrigou o goleiro Dituro a fazer boa defesa. O Tricolor tinha baixa intensidade e não fazia questão de ter a bola –  a posse chegou a ficar 82% para a Católica em alguns momentos.

Tentando levar perigo ao gol de Dituro, Orejuela arriscou arremate pela ponta direita e obrigou o goleiro chileno a fazer boa defesa aos 36 minutos. A resposta da Católica veio após nova cobrança de escanteio, aos 38 minutos. Puch finalizou livre na área, mas a bola foi em cima de Zampedri e a zaga tricolor conseguiu afastar.

Tricolor melhora no segundo tempo e define

Depois de “sustos” no primeirto tempo, logo aos dois minutos da segunda etapa, Pepê deu tranquilidade para o Tricolor. Em cruzamento de Robinho, Diego Souza ajeitou de “casquinha” e o atacante apareceu para finalizar firme, sem chances para Dituro. Com a vantagem no placar, o Grêmio tentava explorar contragolpes. Aos 7 minutos, Diego Souza acionou Pepê pela esquerda, mas a finalização saiu alta demais.

Ainda que não tivesse o controle da bola, o time gaúcho já estava mais “ligado” na volta do intervalo e foi premiado. Aos 18 minutos, Alisson fez bela jogada pela esquerda, driblou a marcação e cruzou com perfeição para Rodrigues, que fuzilou para o fundo das redes e ampliou o placar.

Mesmo com a vantagem no placar, o Grêmio foi quem levou mais perigo. Aos 24 minutos, Thaciano, que entrou no lugar de Robinho, recebeu de Diego Souza, mas finalizou em cima de Dituro. Aliás, ambos gols do Grêmio frustraram a Católica, que parou de levar perigo ao gol gremista, mesmo que ainda tentasse com tabelas entre Aued e Zampedri.

Com o resultado definido, Renato aproveitou o final da partida para realizar diversas trocas: Rhuan, Lucas Araujo, Ferreira e Luiz Fernando entraram no final da partida nos lugares de Diego Souza, Pepê, Alisson e Rodrigues, um dos destaques da noite, que saiu cansado com câimbras.

Libertadores – 5ª rodada do grupo E

Grêmio
Vanderlei; Orejuela, David Braz, Rodrigues (Rhuan) e Cortez; Darlan, Matheus Henrique, Alisson (Lucas Araujo), Robinho (Thaciano) e Pepê (Ferreira); Diego Souza (Luiz Fernando). Técnico: Renato Portaluppi

Universidad Catolica
Dituro; Fuenzalida, Lanaro, Huerta e Rebolledo; Saavedra, Aued e Pinares; Lezcano, Puch e Zampedri. Técnico: Ariel Holan

Gols: Pepê (1min/2T°) Rodrigues (18min/2T°)
Cartões amarelos: Orejuela e Robinho (Grêmio); Fuenzalida, Aued e Rebolledo (Católica)
Arbitragem: Facundo Tello (ARG)
Local: Arena