Entidade pede fiscalização mais intensa em bares e restaurantes de Porto Alegre

Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindha) defende que exceções no descumprimento de protocolos não podem impedir maior flexibilização

Foto: Guilherme Almeida/CP

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky, voltou hoje a defender a abertura de bares e restaurantes aos domingos como fundamentar para dar fôlego ao segmento. O dirigente frisou que parte dos empresários se mostra preocupada com estabelecimentos que vêm descumprindo os protocolos de segurança, e defendeu mais fiscalização.

“Essas exceções não devem ser exemplo aos demais, muito menos desmotivá-los. Nosso compromisso segue sendo com as medidas preventivas ao coronavírus, por isso seguiremos recomendando à categoria a maior vigilância possível. Somente com esse cuidado podemos pensar em avanços e evitar retrocessos”, acrescentou.

O Sindha realizou um levantamento para identificar as demandas do setor da gastronomia após a reabertura. Com 92 empresas participantes, a pesquisa, realizada na segunda quinzena de setembro, mostra que 91% reabriram as portas após a liberação do último decreto municipal. Para 38%, o movimento de clientes ainda é ruim – seguido de regular (27%), péssimo (23%) e bom (12%). Somente 7% das empresas contrataram funcionários após a retomada. Cerca 31% entendem que orientar os clientes sobre os protocolos de higienização é um dos maiores desafios do momento.

“Para onde você olhar há um desafio. Um desafio econômico, outro sanitário, outro comportamental e outro ligado à necessidade de o próprio empresário se reinventar e ser criativo. Tudo mudou”, ressaltou Chmelnitsky.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no RS), Maria Fernanda Tartoni, considerou importante a flexibilização recente de horários, principalmente para as cafeterias e padarias, ainda impossibilitadas de operar no horário integral. “Com a ampliação, muitas registraram a retomada do movimento de clientes nos quatro dias, após a publicação do decreto, mas ainda é uma retomada tímida”, explicou.

Quanto à abertura aos domingos, a presidente da Abrasel no RS informou que seguem as reuniões com o Executivo municipal para conseguir a liberação. “O final de semana é muito importante para o setor, são dias que temos uma maior procura dos nossos serviços, pois é quando as pessoas saem de casa para aproveitar o dia com maior tranquilidade”, acrescentou.

O funcionamento de restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência, lancherias e similares, inclusive localizados em shopping centers, é permitido de segunda a sábado, das 6h às 23h, para atendimento ao público, com restrição ao número de clientes em simultâneo.