Abertos novos Centros Covid-19 em Pelotas para atender moradores em vulnerabilidade social

A equipe é formada por 12 educadores sociais e oito enfermeiros

Escola Ferreira Viana sedia um dos serviços para casos relacionados a Covid | Foto: Moizés Silveira / Divulgação / CP

Os dois Centros Covid-19 de Isolamento Domiciliar destinados a atender moradores de Pelotas em vulnerabilidade social estão prontos para serem utilizados. O serviço é resultado de uma ação entre as Secretarias Municipais de Saúde, da Educação e de Assistência Social. Eles estão localizados em duas escolas municipais, que estão sem aulas desde o início da pandemia, a Francisco Caruccio (CAIC), no bairro Pestano, e a Ferreira Viana, na Balsa.

Na primeira, são nove vagas para os casos confirmados de contaminação e, na segunda, há cinco vagas voltadas aos casos suspeitos. A equipe é formada por 12 educadores sociais e oito enfermeiros, selecionados em contrato emergencial.

Conforme informações da prefeitura os profissionais realizam outras atividades – na Vigilância Epidemiológica e no Serviço de Saúde Mental – enquanto não há pacientes nos dois locais. As pessoas devem ser encaminhadas aos centros por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão atendidos casos que se enquadrem em critérios como não ter a possibilidade de fazer isolamento domiciliar por falta de condições ou por morar com pessoas dos grupos de risco.