Câmara de Porto Alegre autoriza Carris a contratar financiamento de R$ 21 mi para renovar frota

Valor deve ser destinado à compra de 42 coletivos, além dos 98 entregues em agosto

carris ônibus
Foto: Divulgação/PMPA

A Câmara de Vereadores autorizou, em sessão nesta segunda-feira, a Companhia Carris Porto-Alegrense a contratar operação de crédito de até R$ 21 milhões para renovar a frota. Com 19 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção, o projeto segue agora para a redação final. Depois de encaminhado ao Executivo, o prefeito Nelson Marchezan Jr. vai ter 15 dias para sancionar a lei.

O valor deve ser destinado à compra de 42 ônibus. O Município dá como garantia o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ou o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS).

Conforme a prefeitura, o plano de renovação da frota da Carris começou em 2019, com um edital que não teve êxito, Em 2020, foram adquiridos 98 ônibus, entregues em agosto. A compra de mais 42, em 2020, busca reduzir a idade média da frota em cinco anos, com 50% da frota operacional nova. Os veículos contarão com ar-condicionado, acessibilidade, GPS e reconhecimento facial.

A empresa pública conta hoje com 347 ônibus e transporta 70 mil pessoas por dia, mesmo durante a pandemia de Covid-19. A compra mais recente, de 50 ônibus, havia ocorrido em 2014.