Uso da máscara é rotina para 89% dos moradores de Porto Alegre, segundo pesquisa

Pesquisa do Correio do Povo e Clube de Opinião indica como pandemia afetou a rotina dos porto-alegrenses

Foto: Alina Souza / CP

Apenas 15% dos moradores de Porto Alegre não perceberam mudanças na rotina provocadas pela pandemia do novo coronavírus. É o que mostra uma pesquisa do jornal Correio do Povo, realizada entre os dias 3 e 5 de setembro em parceria com o Clube da Opinião.

Ou seja: para 85% dos entrevistados, o cotidiano está alterado por causa da pandemia. O uso de máscara ao sair de casa é rotina para 89% dos moradores de Porto Alegre. As mulheres são mais cuidadosas: 95% delas usam máscara sempre que saem de casa. Dos homens, 85% afirma usar o item de proteção sempre.

A atenção no combate à Covid-19 para que familiares não se contaminem é prioridade para 43% das pessoas. Em segundo lugar, aparece o alerta com a saúde da população mais carente (20%), seguido do medo de contrair a doença (19%). O temor de perder a vida é apontado por 8%. Já aqueles que não têm medo algum totalizam 11%.

Finanças dos porto-alegrenses pioraram

A situação econômica piorou para 61% dos entrevistados. Outros 36% afirmaram ter recebido algum tipo de auxílio do poder público. 17% das pessoas que responderam à pesquisa estavam desempregadas e 18% eram autônomas e seguiam trabalhando. Entre os que trabalham por conta própria, 9% deram uma pausa nas atividades.

Pessoas esperavam mais do Poder Público

A maioria acha que o prefeito Nelson Marchezan Júnior está agindo bem, mas poderia estar fazendo mais (42%). Sobre a atuação do governador Eduardo Leite, 50% dos entrevistados avaliam as medidas adotadas por ele como boas. Já a avaliação do papel do presidente Jair Bolsonaro é adequada para 44% da população de Porto Alegre.

Quando analisado apenas o conceito de que está agindo bem, Bolsonaro é mais bem avaliado que os governantes gaúchos. O presidente tem aprovação de 20%, contra 17% de Marchezan e 16% de Leite.