Prefeitura da Capital repassa recursos para retomada do almoço na educação infantil

Nesta segunda-feira será retomada a oferta de almoço em 289 instituições de ensino

Foto: Adriano Amaral/SMED PMPA

A prefeitura de Porto Alegre repassou valores extras para a rede pública de educação infantil estatal e comunitária para o reinício, a partir desta segunda-feira (28), da oferta de almoço nas escolas que mantêm este serviço. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) fez o pagamento integral do mês de setembro para as escolas comunitárias na última sexta-feira, totalizando R$ 12.695.383,50. O pagamento havia sido reduzido devido à suspensão do atendimento. Já as escolas estatais receberão R$ 2,5 milhões para aquisição de itens de segurança.

Nesta segunda-feira será retomada a oferta de almoço em 289 instituições de ensino (43 escolas municipais de educação infantil, 39 de ensino fundamental que contam com turmas de educação infantil e 207 comunitárias). Ao todo, essas escolas atendem a 26,7 mil alunos. A retomada das refeições faz parte do cronograma proposto pelo Município.

Logo após a suspensão das aulas, em março, para todas as redes de ensino e em todos os níveis, a Smed manteve a oferta de almoço nas escolas até o dia 27 daquele mês. Desde então, foi iniciada a distribuição de kits de alimentos in natura para as famílias dos alunos. Foram entregues mais de mil toneladas de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).