Expointer 2020 recebe primeiros ovinos

Criadores inscreveram 230 animais, que se somarão aos bovinos e equinos na edição deste ano

Ao todo, 31 exemplares de cabanhas paranaenses ingressaram no parque | Foto: Mauro Schaefer/CP

Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu ontem 31 ovinos de diferentes raças, todos vindos do Paraná, para participação em julgamentos durante a Expointer Digital 2020. Ao todo, 128 animais já estão instalados no parque, incluindo os 97 cavalos crioulos, sendo que a maioria deles vai disputar o Freio de Ouro. Ontem ainda iniciou-se a Morfologia desta competição, que tem final neste domingo.

Conforme o comissário da Exposição de Animais da Expointer, Paulo André Santos Coelho de Souza, até ontem nenhum problema de ordem sanitária havia sido constatado. Hoje espera-se o ingresso, principalmente, de equinos Árabe, até porque no sábado já há provas desta raça.

Entre os ovinos que entraram no parque, 17 são da raça Poll Dorset, vindos de Curitiba e de Palmeira, Paraná. “Não poderíamos deixar de participar da Expointer neste ano do cinquentenário do parque”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Poll Dorset, Eldar Rodrigues Alves. A raça Poll Dorset estará presente com 25 animais, de cabanhas gaúchas de Fazenda Vilanova, Erechim e Vale Verde, além das duas paranaenses.

Segundo Alves, caiu pela metade o número de machos e fêmeas que costumam ser inscritos na feira, mas os que participarão dos julgamentos nesta edição expressam todo o potencial da raça. “São ovinos que estão sendo preparados desde a gestação para este momento”. O dirigente comenta que, ao contrário das outras edições da Expointer, desta vez apenas um peão de cada cabanha se deslocará até Esteio, além dos proprietários.

Todos ficarão hospedados no camping para evitar entradas e saídas frequentes do local. “Achamos que é uma medida mais segura”, complementa Alves. As famílias acompanharão a programação de suas casas, pela Internet. Ao todo, neste ano, 230 ovinos de oito raças foram inscritos no evento. Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, esta presença precisa ser elogiada.

“Aplaudimos o esforço destes produtores que acreditaram que era possível”. Segundo Gressler, há boa expectativa de fechamento de negócios durante a Expointer, tanto entre os criadores presentes na feira quanto de pessoas que prestigiarão os julgamentos pela Internet.