Em pesquisa, Jairo Jorge aparece na liderança da corrida eleitoral de Canoas

Levantamento, realizado pelo Instituto Methodus, ouviu 600 pessoas

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado / CP

O ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge (PSD) lidera a corrida eleitoral na cidade de acordo com pesquisa do Instituto Methodus, divulgada nesta quinta-feira. O político foi citado por 17,2% dos entrevistados no levantamento espontâneo, e aparece à frente do atual mandatário, Luiz Carlos Busato (PTB), que recebeu 8% das menções.

Nenhum dos outros seis candidatos somou mais de 1% das intenções de voto no cenário, obtido sem que uma lista de nomes fosse apresentada à população. O número de indecisos é bastante expressivo: 61,9%. Enquanto isso, 11% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que vão votar branco, ou nulo.

Jairo Jorge também lidera os resultados da pesquisa estimulada, com 45%, seguido de Busato, que tem 14%. Nesse cenário, Nelsinho Metalúrgico (PT) soma 2,8%, enquanto Simone Sabin (PRTB) tem 2,6% e Capitão Nascimento (PSC) 2,1%. Os outros quatro postulantes à Prefeitura de Canoas ficaram com menos de 1%.

Rejeição
23% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Luiz Carlos Busato ‘de jeito nenhum’. Jairo Jorge soma 15% de rejeição, e Nelsinho Metalúrgico aparece com 10%. Por outro lado, 34% da população disse não rejeitar nenhum candidato até agora. Nesse cenário, as pessoas puderam escolher mais de uma opção.

Pesquisa
O Instituto Methodus ouviu 600 moradores de Canoas entre os dias 9 e 11 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RS-07517/2020.