Leite considera que Covid entrou em curva de declínio no RS

Governador ponderou, ainda assim, que é preciso cautela

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Na última live regular semanal para tratar dos temas do novo coronavírus, realizada na tarde de hoje, o governador Eduardo Leite frisou dados indicando que a pandemia começou a entrar em curva de declínio no Rio Grande do Sul. Em meados de julho e agosto, o estado chegou a ter metade dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes de Covid-19. Hoje, o índice é de 42%.

Leite ponderou, ainda assim, que é preciso cautela. “A Covid não está controlada, a Covid não acabou. É muito importante que toda a população colabore”, ressaltou.

Os níveis de ocupação de leitos de UTIs começaram a se estabilizar em fim de agosto. Em Porto Alegre, por exemplo, os hospitais registraram ontem o menor número de pacientes em estado grave infectados pelo vírus, desde 23 de julho. Eram 289 pessoas internadas com a doença, dez a menos que na última terça-feira. Foi o terceiro dia seguido de queda nas internações. Há uma semana, eram 298.

Incremento em leitos de UTI
Antes da pandemia, havia 933 leitos de UTI em todo o Rio Grande do Sul. Em primeiro de abril, eram 953, o primeiro incremento de 20 unidades de tratamento para pacientes com Covid-19 em quadro grave. Nesta quinta-feira, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o total de leitos disponíveis chega a 1.866. Na semana que vem, a estimativa é alcançar 1.884 unidades, uma alta de 102% na capacidade desde o início da pandemia.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile