Bolsonaro fará cirurgia nesta sexta-feira para a retirada de pedra na bexiga

De acordo com especialista, o caso do presidente pode ser resolvido com uma cirurgia endoscópica, que é simples e feita sem cortes

Foto: Carolina Antunes / PR / R7

O presidente Jair Bolsonaro passará por uma cirurgia nesta sexta-feira (25) para a retirada de cálculo na bexiga. A Secretaria Especial de Comunicação não deu detalhes sobre o procedimento, mas ele é considerado simples.

De acordo com o urologista Thiago Seiji Carvalho da Silveira, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o tipo de tratamento realizado depende do tamanho da pedra que o paciente possui.

O cálculo na bexiga de Bolsonaro é um pouco maior do que um grão de feijão, que possui em torno de 6 milímetros, conforme ele mesmo descreveu. Nesse caso, é possível fazer a retirada com a realização de uma cirurgia endoscópica chamada cistotripsia.

O urologista explica que essa técnica é simples e minimamente invasiva. “Não tem cortes, é uma cirurgia que usa o acesso natural do organismo. Um aparelho chamado cistoscópio entra pela uretra e chega até a bexiga”, descreve.

Esse aparelho possui uma câmera –  que permite visualizar o cálculo – e também serve para retirá-lo. “Pode ser removido inteiro ou fragmentado com uma fibra de laser”, detalha o médico.

A cirurgia exige anestesia, que pode ser regional (raquidiana) ou geral. Silveira afirma que o processo dura menos de uma hora e o tempo de internação varia entre dois e três dias para a maioria dos pacientes.

Segundo ele, o risco de complicações é muito pequeno porque a cirurgia endoscópica é simples e os avanços tecnológicos na área da medicina tornaram todos os procedimentos mais seguros,

“O importante é identificar o que causou a formação desse cálculo. Geralmente, essas pedras se formam quando fica algum resíduo de urina na bexiga. Mas há casos em que o problema que desencadeou a formação do cálculo também pode precisar de cirurgia, como a hiperplasia prostática [crescimento da próstata]”, destaca.

Durante o pós-operatório, a recomendação é evitar esforços e atividades físicas. “Tende a ser uma recuperação tranquila”, observa o especialista.

A cirurgia convencional é indicada quando a pedra é maior que 20 milímetros ou estão presentes em grandes quantidades. “É feita uma incisão abdominal baixa. por onde é possível chegar até a bexiga é acessar o cálculo”, explica. Silveira.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile