Prefeitura de Porto Alegre descarta volta do público aos estádios da cidade

Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus entende que retorno é "prematuro"

Foto: Alexandre Lopes / Inter / Divulgação / CP memória

A Arena do Grêmio e o Beira-Rio devem continuar com as arquibancadas vazias por mais algumas semanas. Apesar da autorização dada pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira, a prefeitura de Porto Alegre descartou, pelo menos por enquanto, a volta do público aos estádios da cidade.

O assunto chegou a ser discutido pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, mas o entendimento é de que, apesar da estabilidade no número de novos casos e na taxa de ocupação das UTIs, a flexibilização ainda é prematura. Segundo o governo federal, os clubes vão poder usar apenas 30% da capacidade dos estádios nessa nova fase.

Isso significa que, quando a autorização ocorrer, Grêmio e Internacional poderão vender 15 mil ingressos cada sempre que entrarem em campo. A Prefeitura, no entanto, informou que vai priorizar nos próximos dias o retorno das aulas presenciais e dos setores da economia que ainda não tiveram a atividade flexibilizada.

A última partida realizada com a presença dos torcedores no Rio Grande do Sul ocorreu em 12 de março, com o clássico Grenal válido pelo primeiro turno da fase grupos da Copa Libertadores. Na oportunidade, mais de 53 mil pessoas assistiram ao empate por 0 a 0 na Arena, que registrou bilheteria de R$ 3,4 milhões.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Porto Alegre:

A prioridade da Prefeitura de Porto Alegre neste momento é a educação e, na sequência, os setores que não tiveram ainda oportunidade de funcionar. Somente após cumprida esta etapa é que deverão ser discutidas novas flexibilizações. Apesar da estabilidade da curva de transmissão e da ocupação de leitos de UTI, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus entende que ainda é prematuro liberar 30% da capacidade nos estádios, que no caso da Capital, seriam cerca de 15 mil pessoas em cada estádio.