Colégio Militar quer manter aulas à distância e retomar atividades de convivência na semana que vem

Instituição aguarda parecer do governo estadual

O Colégio Militar de Porto Alegre ainda aguarda um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para voltar a receber alunos presencialmente na segunda-feira, 28. No entanto, mesmo que a proposta seja aprovada, a instituição vai manter as aulas acontecendo exclusivamente no ambiente virtual, até 13 de outubro.

A ideia é que toda a próxima semana seja usada para a orientação dos estudantes quanto aos protocolos sanitários diante da pandemia de coronavírus. “É uma nova rotina. Vamos falar sobre o distanciamento, o uso de máscaras nas dependências da escola, etc”, detalha o Comandante do Colégio Militar da Capital, Coronel Saul Marques Machado Júnior.

Como as turmas vão estar em recesso entre os dias 5 e 9, a retomada das aulas fica, na prática, para depois do feriado de Nossa Senhora da Aparecida – em um calendário bem mais próximo do sugerido pelo governo do Rio Grande do Sul. Na semana passada, a PGE notificou a instituição depois de o Ministério da Defesa autorizar a volta das atividades, nos colégios militares do país, a partir de 21 de setembro.

Por outro lado, o Colégio Militar de Santa Maria enviou um comunicado aos pais e alunos, na última quinta-feira, desistindo do calendário que havia sido divulgado um dia antes. A tendência é de que os estudantes matriculados na instituição só deixem o ambiente remoto quando a Prefeitura decretar a retomada de toda a rede.

Com bandeira vermelha, calendário de Porto Alegre segue indefinido

A região de Porto Alegre é classificada como de alto risco para a transmissão da Covid-19 no distanciamento social controlado e, por isso, ainda não pode autorizar a retomada do ensino presencial. Mesmo assim, há a expectativa de que as instituições públicas e privadas comecem a reabrir em 5 outubro – desde que o Palácio Piratini autorize a manobra.

O plano de retomada da capital chegou hoje ao governo estadual. Ele prevê que as turmas da Educação Infantil, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do 3º ano do Ensino Médio sejam as primeiras a retomar. O calendário se estende até novembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile