Marchezan deve ser notificado de retomada do processo de impeachment na Câmara Municipal ainda hoje

Prefeito de Porto Alegre precisa ser notificado da decisão judicial que autorizou a volta dos trabalhos na Câmara de Vereadores

Foto: Jefferson Bernardes / PMPA

Autorizada pela Justiça na última quinta-feira (17), a retomada do processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), deve ser formalizada hoje. A continuidade dos trabalhos depende do recebimento de uma notificação por parte do político.

Segundo o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), que ocupa a presidência da comissão que analisa o pedido de interrupção do mandato na Câmara de Vereadores da Capital, o ato está marcado para as 18h30min. “Nós já tínhamos uma testemunha notificada, mas tivemos que cancelar porque o prefeito precisa estar ciente do processo”, explica.

A oitiva que já estava alinhada era a do secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer – um dos dez nomes escolhidos por Marchezan em sua defesa. A tendência é de que ele receba um novo chamado ainda hoje, bem como as outras nove pessoas que irão depor a pedido do tucano nos próximos dias.

“Se nada fora do normal acontecer, nós teremos a etapa de oitivas concluída em até quinze dias. Mas, evidentemente, esse prazo pode ser mais longo”, afirma Sossmeier. A comissão processante tem até novembro para colocar, ou não, o impeachment em votação no plenário na Câmara Municipal.

Marchezan, que é candidato à reeleição ao cargo de prefeito de Porto Alegre, foi denunciado pelo suposto uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde para o pagamento de gastos com publicidade. Segundo a denúncia, o valor total da operação seria de, aproximadamente, R$ 2,4 milhões.