Hospital Conceição retoma em outubro atendimentos eletivos que estavam suspensos por causa da pandemia

Demanda de pacientes com Covid-19 caiu significativamente na instituição desde o início do mês

Foto: Grupo Hospitalar Conceição / Divulgação

Um dos principais centros de referência no tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em Porto Alegre, o Hospital Nossa Senhora da Conceição volta a receber pacientes para consultas eletivas na semana que vem. Os atendimentos de setores como, por exemplo, a cardiologia, estavam suspensos desde março, por causa da pandemia.

Somente alguns setores, como a oncologia e a obstetrícia, estavam funcionando normalmente. “Nós estamos consultando as nossas chefias médicas sobre quais as áreas que vão poder receber a população já a partir do dia 1º de outubro”, afirmou o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira.

Com a queda na demanda de pessoas com coronavírus, o Centro de Triagem montado pelo Conceição para o atendimento inicial das pessoas sintomáticas também vai ser desativado na semana que vem. A média de atendimentos na tenda, que era de 160 pacientes por dia no pico da pandemia, caiu para menos de 10 nas últimas semanas.

Com isso, a orientação para quem apresentar sinais de infecção é procurar as Unidades de Pronto Atendimento em Porto Alegre. “Nós ainda seguiremos recebendo pacientes com coronavírus porque somos uma referência. Mas, agora, o hospital volta gradativamente à sua normalidade com os protocolos de segurança”, garante Cláudio Oliveira.