Primavera promete chuvas irregulares e granizo a partir desta terça

Estação transcorre sob a influência do fenômeno La Niña

Foto: Ricardo Giusti/CP

A primavera, período que marca a transição para o verão, vai começar nesta terça, a partir das 10h31min. De acordo com meteorologistas da MetSul, a estação transcorre com o oceano Pacífico sob a influência do fenômeno La Niña, pela primeira vez, em anos mais recentes. Além disso, a previsão é de chuvas irregulares, variando de região para região, com risco de ocorrências de granizo para o Rio Grande do Sul. São esperados acumulados de precipitação muito altos em curto período. O estado, por exemplo, na reta final de setembro, pode ter chuva abundante em várias regiões.

Historicamente, os efeitos do fenômeno La Niña na chuva são sentidos mais no fim da primavera e no começo do verão. Por isso, a MetSul alerta que à medida que o verão se aproximar, entre novembro e dezembro, a irregularidade da chuva tende a se acentuar e algumas áreas do território gaúcho podem enfrentar déficit hídrico, com ameaça de prejuízos em lavouras de ciclo precoce, como as de milho.

A primavera é o período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados na estação. Neste ano, com o Pacífico Leste mais frio do que o normal e sob o La Niña, a MetSul avalia que a frequência de tempestades pode não ser tão alta como quando sob a influência do El Niño. Quando os temporais ocorrerem, contudo, podem ser muito intensos pelo maior contraste térmico entre massas de ar frio e quente. Por isso, episódios de vendavais intensos e destrutivos localizados não necessariamente serão frequentes, mas quando podem ser severos quando ocorrerem. Os tornados mais graves dos últimos 20 anos na primavera no Rio Grande do Sul se deram na maioria sob La Niña ou Pacífico mais frio que a média.

Granizo
O risco de granizo é especialmente mais elevado quando o Pacífico está sob a influência do La Niña. É esse o caso da estação em 2020. Portanto, são esperados temporais com granizo mais intensos, que podem causar danos em áreas urbanas e prejuízos na agricultura. As regiões Central, sobretudo os vales, o Noroeste, a Serra, o Planalto e os Campos de Cima da Serra são aquelas com a maior propensão para granizo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile