O governo estadual recebeu, até este domingo, oito pedidos de reconsideração de bandeiras do Distanciamento Controlado, que chegou à 20ª rodada. Os recursos podem ser registrados pelos municípios e associações regionais até 36 horas após a divulgação do mapa preliminar.
O último levantamento, divulgado na sexta-feira, apontou cinco regiões com bandeira vermelha (alto risco) e 16 com laranja (risco médio para contágio do novo coronavírus). Todas as solicitações vêm de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. É a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada.
Desde que o sistema de cogestão entrou em vigor, na 14ª rodada, o número de pedidos de reconsideração caiu significativamente. Isso porque as regiões que aderem à cogestão podem adotar protocolos próprios, desde que com fundamentação científica comprovada.
As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus foram Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão.
Até o momento, 17 regiões aderiram aos protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região Covid de Santa Maria enviou protocolos próprios e o pedido segue em análise.
A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que vai ser divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde desta segunda-feira. As bandeiras da 20ª valem a partir de terça-feira.