Autuados bares da Cidade Baixa e Moinhos de Vento por desrespeito a decreto que limita abertura até as 23h

Guarda Municipal também atuou na dispersão de aglomerações durante o fim de semana

Foto: Guarda Municipal / Divulgação

O primeiro fim de semana de funcionamento estendido dos bares e restaurantes em Porto Alegre, que passaram a funcionar até as 23h, foi marcado por aglomerações e desrespeito ao decreto publicado pela Prefeitura na quinta-feira. Na noite de sábado, dois estabelecimentos foram autuados por desrespeitarem o horário máximo de funcionamento – que prevê, ainda, que nenhum cliente entre nos locais após as 22h.

Um deles fica na Cidade Baixa, e outro no Moinhos de Vento. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, os proprietários terão 30 dias para recorrer da multa. “Sendo procedente, o processo para ali. Caso contrário, o rito segue por mais trinta dias, para um novo recurso. E, aí sim, o empresário vai pagar a multa ou ser inscrito em dívida ativa”, explica.

Os agentes também tiveram de dispersar aglomerações nas ruas próximas a esses bares. Segundo a Guarda Municipal, a movimentação nos dois bairros mais boêmios da Capital já era esperada e vai de encontro com as denúncias registradas nas últimas semanas. “Nós intensificamos a fiscalização desses locais porque isso não se trata somente de uma questão de perturbação da ordem, mas também de saúde pública”, ressalta Nascimento.

Ao todo, nove bares foram autuados nesse final de semana – sendo sete na noite da sexta-feira. Segundo a força-tarefa, que conta também com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as aglomerações vêm ocorrendo de forma espontânea, por causa do fluxo de pessoas nas ruas, sem uma organização prévia.