Audiência na Assembleia debate instalação de porto em Arroio do Sal

Autoridades federais, estaduais e municipais vão tratar do futuro porto de Arroio do Sal, no litoral Norte, em audiência virtual

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Assembleia Legislativa sedia na segunda-feira uma audiência pública virtual sobre a instalação de um porto em Arroio do Sal, o litoral Norte. O terminal de uso privativo conta com investimentos russos na ordem de um bilhão de dólares. As obras podem começar já no primeiro semestre de 2021.

O proponente do debate é o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). Oriundo do litoral Norte, o parlamentar entende que o porto pode contribuir para a economia da região. “É um porto privado, muito moderno, bem organizado, com alta tecnologia e gestão. Com isso, me parece que nós teríamos a possibilidade de oportunizar o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo, com sustentabilidade ambiental e também fomentando o turismo da região”, avaliou. “É, realmente, um projeto para mudar a cara da região”, prosseguiu Souza.

Modelos para Arroio do Sal

A expectativa é que o terminal movimente 10 milhões de toneladas de mercadorias, principalmente oriundas da região do Mar Negro. O deputado Gabriel Souza cita, como exemplo, portos de Santa Catarina já funcionando no modelo privativo. “Só essa riqueza que passa por aqui já vai fomentar pequenas e médias empresas. Vai desenvolver uma estrutura de logística, não só marítima, mas também viária”, observou Gabriel Souza. “Vai desenvolver socialmente a cidade, porque gera mais emprego”, completou o deputado.

Representantes de órgãos como Ibama, Ministério Público Federal, Justiça Federal e Marinha vão participar da audiência. Além disso, estarão presentes autoridades do Governo do Estado e do município. O porto de Arroio do Sal deve ficar nas imediações do Balneário Arroio Seco. A expectativa de geração é de 25 mil vagas diretas e indiretas de trabalho. O empreendimento está na fase de obtenção de licenciamento e de estudos técnicos junto a órgãos técnicos e de controle.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile