Rio Grande do Sul cai uma posição em ranking de competitividade

Rio Grande do Sul ficou em 8º lugar na classificação geral de competitividade, mas em último na categoria 'Solidez Fiscal'

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), participou de um painel virtual sobre competitividade | Foto: Reprodução/CLP
O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), participou de um painel virtual sobre competitividade | Foto: Reprodução/CLP

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, nesta quinta-feira, o Ranking de Competitividade dos Estados. A entidade se denomina uma organização suprapartidária, com objetivo de trabalhar pela eficiência do setor público. O Rio Grande do Sul está na 8ª colocação entre as 27 unidades federativas do Brasil. No entanto, o Estado vem caindo na classificação ao longo dos últimos anos. Em 2018, a administração gaúcha foi a 5ª mais competitiva; em 2019, a 7ª.

De acordo com o CLP, os números são relativos. O Rio Grande do Sul é o 2º colocado nas categorias ‘Eficiência da Máquina Pública’ e ‘Inovação’. O Estado é o 4º do Brasil em ‘Sustentabilidade Social’. Por outro lado, os gaúchos são os últimos colocados em ‘Solidez Fiscal’ pelo segundo ano seguido.

Governador analisa competitividade do RS

O governador Eduardo Leite (PSDB) participou de um debate virtual coordenado pelo CLP. O chefe do Executivo gaúcho comentou que a última posição em ‘Solidez Fiscal’ não orgulha o Estado. No entanto, destacou que as reformas implementadas têm como objetivo contornar esse cenário. “O Rio Grande do Sul tem essa posição que, certamente, não nos orgulha”, afirmou. “A verdade é que a gente não vai conseguir a virada de jogo de posições no ranking da noite para o dia. As primeiras e mais decisivas ações foram feitas. O Rio Grande do Sul empreendeu aqui a mais profunda reforma da Previdência entre todos estados da Federação”, destacou Leite.

O Rio Grande do Sul também apresentou baixo desempenho nos pilares ‘Infraestrutura’ (19º lugar) e ‘Capital Humano’ (17º). Em ambos os itens, a classificação foi pior em comparação ao ano passado.