Colégio Militar de Porto Alegre deve retomar atividades em 28 de setembro

Retorno às atividades presenciais será de forma gradual, iniciando com os alunos do Ensino Médio

O Colégio Militar de Porto Alegre pode retomar as aulas presenciais a partir de 28 de setembro. Conforme um comunicado emitido nesta quarta-feira pelo Ministério da Defesa, os colégios do sistema se prepararam para atender às necessidades de proteção dos alunos e professores e foram autorizados a retornarem as atividades já a partir de segunda-feira, 21. O Ministério reconhece, no entanto, que situações específicas podem alterar a programação, como é o caso da capital gaúcha.

Em nota, a prefeitura de Porto Alegre informou que, em encontro com o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul (CMS), general Julio Cesar Baltieri, o prefeito Nelson Marchezan Jr. acordou o retorno das aulas na instituição a partir de 28 de setembro. Segundo a prefeitura, vai ser implementado um projeto-piloto com a aplicação dos protocolos sugeridos pelo grupo especial formado para debater o tema e o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus.

Marchezan deve se reunir, em data a ser definida, com as secretarias municipais de Saúde e Educação, com representantes do Colégio Militar e com a equipe de saúde do Comando Militar do Sul.

As aulas foram suspensas em 11 de março em razão da pandemia do coronavírus. O retorno às atividades presenciais deve ser gradual, iniciando com os alunos do Ensino Médio.

Medidas de prevenção

Segundo o Ministério da Defesa, os Colégios Militares dispõem de postos de triagem, com álcool gel e termômetro. “As salas de aula foram adequadas para atender às normas de sanitização, e os alunos estão sendo conscientizados para o cumprimento dos procedimentos de higienização e afastamento”, cita a Pasta no comunicado. As portas e janelas das salas de aula devem ficar abertas para ventilação e circulação de ar.