Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões, último colocado em consulta, como reitor da UFRGS

Professor Carlos André Bulhões Mendes, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, teve o nome apoiado pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS)

Carlos Bulhões terá a professora Patrícia Pranke como vice-reitora | Foto: Divulgação/Chapa 1

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta quarta-feira, o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O escolhido é o professor Carlos André Bulhões Mendes, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. O mandato do novo reitor é de quatro anos. A posse de Bulhões deve ocorrer no dia 21 de setembro.

O engenheiro foi o terceiro, e último, colocado da consulta realizada entre membros da comunidade acadêmica. O atual reitor, Rui Oppermann, foi o mais votado entre os professores da UFRGS e ficou em primeiro lugar. A professora Karla Maria Müller, mais votada entre os estudantes e técnicos-administrativos, ficou na segunda colocação. A decisão foi referendada pelo Conselho Universitário, que enviou a lista tríplice ao governo federal. O colegiado deu 45 votos a Opperman; 29 votos a Müller; e 3 votos a Bulhões.

Deputado apoiou Bulhões

Desde 1990, o presidente da República nomeia o reitor indicado pela comunidade acadêmica da UFRGS. A decisão de contrariar a ordem da lista tríplice tomada por Bolsonaro, no entanto, não é ilegal. O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) foi um dos mais destacados apoiadores de Bulhões em Brasília. O parlamentar sugeriu o nome do professor para o presidente e para o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Carlos Bulhões terá a professora Patrícia Helena Lucas Pranke como vice-reitora. O educador nasceu em Alagoas e vive em Porto Alegre há 30 anos. Engenheiro civil de formação, o professor tem mestrado, doutorado e pós-doutorado na área.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile