Apesar de restrita, posse de Fux registra cinco infectados por coronavírus

Cerimônia teve cerca de 50 autoridades, divisórias de acrílico e redução de protocolos, conforme o STF

Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF

Apesar de restrita a 50 convidados, e de medidas de distanciamento, a posse do presidente Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na última quinta-feira deixou, até agora, cinco autoridades infectadas pelo novo coronavírus, incluindo o próprio Fux e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Além deles, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro tiveram diagnóstico positivo. Dos cinco infectados, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, é a única hospitalizada desde a noite dessa terça-feira. A assessoria do Tribunal confirmou o diagnóstico positivo nesta quarta.

Os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Senado, Davi Alcolumbre, estiveram ao lado de Fux, mas já tiveram coronavírus.

Os ministros do STF que estiveram na posse já fizeram exames. O teste do ministro Luís Roberto Barroso deu negativo. O STJ também monitora ministros da Corte. Além do presidente, Humberto Martins, de Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro, compareceram à posse os ministros Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze, Joel Ilan Paciornik e Hamilton Carvalhido (aposentado).

Em função da pandemia do novo coronavírus, a posse de Fux teve um número restrito de autoridades, apenas 50 dos 250 lugares do plenário ocupados e divisórias de acrílico na bancada dos ministros, sem recepção ou festa e a tradicional foto com a nova formação do tribunal.

Em maio, a posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia sido ainda mais restrita, com apenas duas autoridades, a ministra Rosa Weber e o ministro Luís Felipe Salomão, além de Barroso e Fachin, que tomou posse na vice-presidência. As demais autoridades participaram via teleconferência.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile