Cerimônia atípica marca abertura da Semana Farroupilha 2020 em Porto Alegre

Pela primeira vez na história, os festejos serão celebrados de forma remota e com a participação virtual dos gaúchos

Foto: Guilherme Almeida / CP

Uma cerimônia atípica marcou a abertura da Semana Farroupilha 2020 Virtual – Universo Gaúcho, que iniciou oficialmente no início da tarde deste domingo e segue até 20 de setembro. Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, os festejos farroupilhas serão celebrados de forma remota, contando com a participação virtual dos gaúchos. Mesmo sem os piquetes no Parque Harmonia, a programação voltada à cultura gaúcha será intensa.

Durante a cerimônia, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gilda Galeazzi, agradeceu a todos que ajudaram a construir o estúdio de onde serão transmitidas as atividades da Semana Farroupilha. “Esse amor pelo Rio Grande fez com que nós nesse momento, estando aqui virtualmente, possamos estar passando para a juventude, para as crianças e para os mais experientes tudo o que o MTG fez nesses 53 anos de existência”, destacou.

Além disso, Gilda reforçou que no dia 20 de setembro a comemoração será diferente, cada um na sua casa. A tradicionalista Sandra Abech, patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre 2020, definiu o evento como “um momento de reflexão”.

“A palavra-chave para nós é saudade, sentimos saudade das pessoas, do nosso contato físico, mas como temos uma garra e um sangue farrapo, vamos superar toda essa situação que não gostaríamos que estivesse acontecendo. Não podemos deixar que jamais, em qualquer lugar do mundo, a nossa chama interna e o amor pela tradição venha a enfraquecer”, ressaltou.

A subsecretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, enfatizou a importância da força das mulheres, principalmente na realização do evento deste ano e também pontuou a temática “Gaúchos sem Fronteiras” para os festejos.

“Que esses gaúchos sem fronteiras consigam seguir inspirando muitas pessoas e ajudem a formar a nossa cultura cada vez mais forte”, disse. O Adido Cultural do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas Estadual, César Oliveira, agradeceu principalmente à Prefeitura de Porto Alegre por ter “topado o desafio”. “Estamos ultrapassando literalmente todas as fronteiras, mas no ano que vem estaremos no paraíso da Semana Farroupilha, estaremos aqui, no paraíso de cultura do nosso Rio Grande”, assinalou.

O presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre, Giovani Tubino, agradeceu à sensatez dos acampados, pela não realização presencial do acampamento farroupilha e também à sensibilidade do prefeito Nelson Marchezan Júnior.

“A Prefeitura vai fazer o possível para que tenhamos uma ótima Semana Farroupilha Virtual. Todas as pedras no caminho consolidaram o sucesso que temos hoje, que tenhamos a melhor Semana Farroupilha, que seja um evento grandioso até 20 de setembro”, afirmou.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile