Gramado registra surto de Covid-19 em lar de idosos

No local, 65 pessoas foram expostas ao vírus resultando em 19 casos positivos

O Centro de Operações em Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde de Gramado identificaram a ocorrência de surto de Covid-19 em um lar de longa permanência de idosos. No local, segundo a prefeitura de Gramado, 65 pessoas foram expostas ao coronavírus. Deste contingente, 19 testaram positivo para Covid-19, sendo três funcionários e 16 idosos. Oito testaram negativo, 30 aguardam análise e oito aguardam coleta. Entre os positivos, dois idosos evoluíram para óbito na última quarta e quinta-feira. Com os dois últimos casos, Gramado chegou aos 14 óbitos em decorrência da doença.

Em nota emitida na tarde dessa quinta-feira, os órgãos de saúde informam que todos os procedimentos foram adotados no que se refere ao combate da pandemia do coronavírus no local. “No que tange à Vigilância Sanitária, o estabelecimento passou por vistoria da equipe. O local não tem no seu histórico nada que o desabone e mantinha licença sanitária em dia”, diz o texto.

No comunicado, a Vigilância Epidemiológica informa que tomou conhecimento de idosos sintomáticos na quinta-feira da semana passada, dia 3, por intermédio da Equipe do Hospital Arcanjo São Miguel e também pelo responsável técnico da instituição. “Inicialmente, a Vigilância Municipal acionou a Coordenadoria Regional de Saúde e começou acompanhamento dos idosos e funcionários, considerando o caso como surto de síndrome gripal. Após confirmação laboratorial de alguns funcionários e idosos, a situação foi classificada como surto de Covid-19”.

Segundo a prefeitura, a instituição de longa permanência de idosos tem colaborado com as Equipes de Vigilância em Saúde, seguindo as orientações e medidas indicadas. “A Vigilância Municipal, em parceria com o Estado, seguirá acompanhando a situação e tomando todas as medidas necessárias”, conclui.