Eduardo Leite chama de “mentirosas” críticas à reforma tributária

Em apresentação virtual com especialistas, governador do Rio Grande do Sul indicou o que seriam mitos sobre a reforma tributária

Eduardo Leite comandou uma espécie de talk show sobre a reforma tributária | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Governo do Rio Grande do Sul realizou, nesta sexta-feira, uma nova apresentação dos projetos de reforma tributária. O pacote entra na pauta da Assembleia Legislativa na próxima quarta (16). Em um formato de talk show, com palco e telão, o governador Eduardo Leite (PSDB) comandou uma roda de conversa sobre o tema.

Especialistas e empresários deram depoimentos favoráveis aos projetos. O secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) também participaram do programa. A plateia virtual da apresentação ainda contou com a presença de alguns deputados estaduais e outros membros do gabinete de Leite.

Reação a críticas contra a reforma tributária

Logo na abertura, o governador levantou o tom contra críticos da reforma. Eduardo Leite chamou de “mentirosos” os comentários de que o Palácio Piratini estava propondo o aumento da carga tributária. “Quando se faz reforma, é assim mesmo, difícil. Se sai da zona de conforto”, avaliou. “Estes mitos que a gente vai enfrentar aqui, que eu me referi, nada mais são do que, infelizmente, algumas mentiras que são disseminadas por pessoas irresponsáveis que colocam interesses políticos acima do bem do nosso Estado. Como eu costumo dizer, especialmente de quem conhece o assunto e mente, sabe que mente”, protestou Leite.

Negociação com entidades

Deputados e entidades empresariais já fizeram críticas ao pacote. Entre os principais pontos está o momento de apresentação da reforma, a tributação de itens da cesta básica e o aumento do IPVA. Ao apresentar os representantes da Fecomércio e da Fiergs no programa, Eduardo Leite reconheceu alguns pontos de impasse e disse manter o diálogo. “A gente vai continuar conversando com a Fecomércio e as federações para que a gente possa chegar num ponto máximo de convergência e avançar nesta proposta de reforma tributária que tanto se aguarda”, projetou.

Em sua manifestação, o presidente da Fiergs citou os impasses entre as lideranças empresariais do Rio Grande do Sul em relação à reforma. Segundo Gilberto Porcello Petry, a entidade deve se posicionar sobre o pacote ainda nesta sexta-feira. Eduardo Leite também prometeu uma maior aproximação com representantes do agronegócio. O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, disse esperar um consenso em dois pontos que afetariam o setor.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile