Depois de quase dois meses fechados, a Orla do Guaíba e os parques cercados Chico Mendes e Germânia, na zona Norte, Gabriel Knijnik, na zona Sul, além do Harmonia, no Centro de Porto Alegre, foram reabertos ao público nesta terça-feira. As áreas de lazer foram liberadas após um decreto da Prefeitura, publicado na sexta-feira passada.
Os frequentadores poderão, a partir de agora, acessar os parques e praças de segunda a sexta-feira. No entanto, os locais permanecerão fechados em feriados e fins de semana. A prefeitura permitiu ainda o comércio em geral, inclusive de alimentos e bebidas, nestes locais, de segunda a sexta-feira. A Orla do Guaíba, um dos locais mais visitados pelos porto-alegrenses e turistas, amanheceu hoje sem os bloqueios (fitas e gradil).
Manhã de chuva e frio
Pela manhã, a chuva fina, o vento, a umidade e o frio afastaram os frequentadores da Orla, tradicionalmente utilizada para a prática de atividades físicas na academia ao ar livre, localizada próxima da Rótula das Cuias, caminhadas e para andar de bicicleta. Ninguém ocupou as quadras esportivas para a prática de vôlei, futebol e basquete.
Próximo da Usina do Gasômetro, em frente à Praça Júlio Mesquita, algumas pessoas não se intimidaram com o tempo e partiram para realizar caminhadas ou para andar de bicicleta. O fisioterapeuta André Chagas, morador da rua Duque de Caxias, no Centro, elogiou a medida da prefeitura.
No Parque Germânia, na manhã de hoje, em função da instabilidade, havia pouca circulação de público na área de lazer. Algumas pessoas aproveitaram para caminhar e passear com cães.
No começo do mês de julho, a prefeitura de Porto Alegre realizou a interdição da Orla Moacyr Scliar na Orla para conter a circulação de pessoas em razão da velocidade de ocupação de leitos de UTI pelos pacientes de Covid-19. Os parques cercados foram fechados no mesmo dia.