O prazo final para a realização das convenções partidárias que vão oficializar os candidatos nas eleições municipais de novembro e as coligações em cada cidade termina daqui a uma semana, no dia 16 de setembro, mas, em Porto Alegre, o dia 12, sábado, é que está sendo apontado como o mais movimentado do calendário até agora. Porque nada menos do que cinco siglas (PCdoB, PDT, PP, PTB e PT) marcaram suas convenções para o sábado. PCdoB, PDT, PP e PTB terão candidato próprio à prefeitura. E PT, PDT, PP e PTB estão entre as maiores siglas do Estado em número de filiados. Somadas, as quatro respondem por pouco mais de 50% dos eleitores filiados a alguma agremiação partidária no RS, o que aumenta as expectativas para os eventos, que serão realizados nos modelos virtual ou híbrido.
O PDT, segundo maior em número de filiados no RS (233.051), realizará sua convenção virtual entre 9h e 12h do sábado. O evento do PTB (119.524 filiados) será híbrido, e também na parte da manhã. Às 11h está marcada uma coletiva de imprensa com a divulgação do resultado. A convenção do PP (205.548 filiados) acontecerá das 10h às 12h, via aplicativo Zoom. Os eventos do PCdoB e do PT (136.110 filiados) ocorrerão à tarde, também online. O PT confirmará o vice na chapa encabeçada pelo PCdoB. Ao final, às 17h, as duas siglas terão um ato político conjunto virtual.
Antes da concentração do dia 12, o PSol, que também apresentará candidatura própria à prefeitura, realiza sua convenção no dia 10, quinta-feira, a partir das 18h, no formato virtual. O MDB, sigla que atualmente possui o maior número de filiados registrados no RS (238.684) e que também terá candidato próprio à prefeitura, realiza sua convenção em Porto Alegre no dia 14. Os eventos do DEM, que indicará o vice na chapa do MDB, e do Cidadania, que vai compor a mesma aliança, acontecerão no dia 15.
O PSDB, sigla do governador Eduardo Leite e do prefeito, que neste ano disputará a reeleição, define a data de sua convenção em Porto Alegre até a noite desta terça-feira, 8. Apesar de ainda não ter rompido a barreira dos 100 mil, no RS a legenda é a sexta maior em número de filiados: 94.248.