Divulgados regulamento e exigências sanitárias para exposição de animais na Expointer Digital

As provas serão transmitidas em tempo real em plataforma digital - Foto: Arquivo Expointer

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou o regulamento e as exigências sanitárias previstas para a 83ª Exposição Estadual de Animais, alusiva aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil e que será realizada de 26 de setembro a 4 de outubro, durante a Expointer Digital. O documento pode ser consultado aqui.

As categorias da exposição de animais são bovinos, ovinos, equinos, bubalinos e aves. Como nos anos anteriores, as inscrições devem ser feitas por meio das associações de criadores.

Os eventos que integram a exposição de animais são as exposições de gado de corte e misto, ovinos controlados, equinos crioulos, gado holandês e equinos árabes, além do Freio de Ouro, a final do Campeonato de Equinos Árabes Domados do Pampa 2020 e o Congresso Nacional de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha.

O objetivo da exposição de animais é expor e comercializar reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos; proporcionar aos criadores o conhecimento do grau de desenvolvimento da produção animal, pelo exame dos reprodutores expostos; apresentar a produtores e industriais o que vem sendo realizado no setor do agronegócio; demonstrar os resultados do emprego de novas tecnologias, visando o aprimoramento dos rebanhos; e estabelecer maior intercâmbio entre os meios criatórios, produtivos e industriais, além da troca de experiências entre técnicos.

Expointer Digital

O novo formato da feira, a Expointer Digital, foi apresentado na segunda-feira (31/8) pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a plataforma digital será utilizada para transmitir em tempo real as provas, julgamentos e leilões de animais, bem como a exibição de maquinário, programações técnicas e shows. O portal contará também com salas de reunião para negócios e central de vendas de produtos da agricultura familiar.