Dois partidos fazem convenções para a disputa de Porto Alegre

No primeiro dia dos encontros partidários, PV e Pros confirmaram candidaturas de Montserrat e Maroni

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado / CP

Nesta segunda-feira, primeiro dia das convenções partidárias, duas legendas definiram como vão participar da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre.

Por unanimidade, o Partido Verde oficializou a candidatura do médico Montserrat Martins, mas deixou em aberto quem assume a vaga de vice. Isso porque o partido ainda espera por uma possível coligação com o partido Rede Sustentabilidade, que pode indicar um nome para a chapa. Caso não seja firmada a aliança, o PV encaminhar a escolha de um representante dentro da sigla. A nominata inicial à Câmara de Vereadores soma 32 candidatos. Porém, o partido espera completar a lista até o último dia do registro, em 26 de setembro. Já as convenções devem ser realizadas até o dia 16.

Após a conformação, Montserrat Martins ressaltou já ter um pré-plano de governo para cidade, com mais de 70 páginas. Destacou, entre as iniciativas, a divisão de Porto Alegre em ‘prefeituras’ regionais: oito. Outra medida é a da realização de encontros nos bairros, para ampliar o contato com a população.

Pros lança candidatura de Maroni
Em convenção virtual, o Pros confirmou, também hoje, a candidatura do deputado estadual Rodrigo Maroni à Prefeitura de Porto Alegre. O auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça, vai ser o vice na composição da chapa pura.

A prioridade da coligação é a atenção aos animais e a autenticidade. O partido apresentou uma nominata de 11 candidatos à Câmara de Vereadores.

Maroni concorreu, em 2012, a vereador, pelo PCdoB, e assumiu em 2015, como suplente. Em 2016, se elegeu vereador e, em 2018, deputado estadual.