O Ministério da Justiça realizou a apreensão de 33,3 toneladas de maconha, na noite dessa quarta-feira. Realizada no âmbito da Operação Hórus, trata-se da maior captura de drogas na história do país, segundo a pasta. A carga havia sido dividida em fardos, encontrados em um caminhão bi-trem na região de Maracaju, cidade que fica a 160 quilômetros de Campo Grande (MS). Duas pessoas foram presas em flagrante ao escoltar a droga. O volume representa, para os traficantes, um prejuízo de mais de R$ 50 milhões.
De acordo com o coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, a apreensão resultou de uma ação integrada por agentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e por profissionais que compõem o do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).
Segundo a pasta, desde o início da Operação Hórus em Mato Grosso do Sul, em setembro de 2019, o estado lidera as apreensões de drogas. As forças de segurança já tiraram de circulação do estado cerca de 333,5 toneladas de drogas gerando um prejuízo aos criminosos de mais de R$ 535 milhões.