Bancários fazem carreata para chamar atenção à campanha salarial

Cerca de 50 veículos circularam por ruas e avenidas de Porto Alegre durante ato da categoria

Foto: Fabiano do AmaralCP

Os bancários realizaram, na tarde deste domingo, um ato em forma de carreata. Devido à Covid-19, a categoria resolveu fazer uma ação diferente para chamar atenção à forma como os bancos vêm conduzindo a negociação salarial. Cerca de 50 veículos se concentraram no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, por volta das 15h. De lá, os bancários de Porto Alegre e região partiram para percorrer as principais ruas e avenidas da cidade, passando por locais como Parcão, no bairro Moinhos de Vento.

“Seguem falando em reajuste zero, e os bancos seguem lucrando muito mais que a maioria do mercado. Mais uma vez a proposta foi rejeitada na mesa pelo comando. Insistimos que precisamos de uma proposta global decente, sem retirada de direitos”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindibancários), Luciano Fetzner.

Nas negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2020, os bancos limitaram-se a apresentar zero de reajuste nos salários e reduzir direitos como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a gratificação de função.

Conforme Fetzner, o comando sindical rejeitou a proposta e os bancos pediram uma nova rodada de negociação, que ocorre na terça (25). À noite, a categoria terá se reúne em assembleia virtual para discutir a nova proposta.