INSS adia para setembro retomada do atendimento presencial

Reabertura das agências era prevista para a próxima segunda-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para setembro a retomada do atendimento presencial nas agências em todo o país, em data a ser definida.

A reabertura era prevista para a próxima segunda-feira. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de Covid-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto.

O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência vai ser parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento exclusivo a segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

As agências que não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Nesse caso, um regime de plantão reduzido, para tirar dúvidas, deve ser oferecido.