Consumo de arroz e feijão cai, mas segue como base alimentar do Brasil

Pesquisa de Orçamentos Familiares mostra que brasileiros consomem, em média, 273,6 gramas da mistura todos os dias

Typical dish of Brazil, rice and beans

A tradicional mistura entre arroz e feijão perdeu espaço na mesa das famílias nos 10 anos finalizados em 2018. Ainda assim, os dois alimentos, juntos com o café, se mantêm como os mais consumidos pelos brasileiros.

As informações, divulgadas nesta sexta-feira (21), pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), apontam que a frequência de consumo de feijão passou de 72,8% para 60% no período. A presença do arroz, por sua vez, variou de 84% para 76,1%.

Ao mesmo tempo em que o consumo de arroz e feijão caíram, os dados mostram para o aumento das preparações à base desses alimentos. Enquanto os preparos com o feijão saltaram de 3% para 12%, aqueles utilizando o arroz subiram de 1,4% para 2,8%.

“Mesmo consideradas em conjunto, a frequência de consumo de arroz diminuiu, de forma que se pode inferir que as variações observadas no consumo de arroz e de feijão não decorrem do método de avaliação”, analisa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a pesquisa, o consumo médio diário de feijão (142,2 gramas) e arroz (131,4 gramas) só é inferior ao do café (163,2 gramas). Na sequência, aparecem sucos (124,5 gramas) e refrigerantes (67,1 gramas).

O estudo aponta ainda que as médias de consumo estimadas para homens são mais elevadas do que as das mulheres para a maior parte dos itens. Elas, no entanto, são mais adeptas à maioria das verduras e frutas.

Fora de casa

A POF também verificou que o percentual consumido fora do domicílio foi maior entre os homens para a maioria dos alimentos, sendo as maiores diferenças encontradas para outras bebidas não alcoólicas, cuja parcela de consumo fora de casa entre os homens era o dobro da observada para mulheres.

Por outro lado, as mulheres apresentaram maior proporção de consumo fora de casa do que os homens para preparações à base de pescado e vinho.

Entre os itens, o percentual de consumo fora do domicílio em relação ao consumo total é elevado para cerveja (51%), bebidas destiladas (44,1%), salgados fritos e assados (40,1%) e outras bebidas não alcoólicas (40,1%).Também são muito consumidos fora do ambiente doméstico sorvestes (37,2%), salgadinhos chips (32,7%), bolos recheados (32,6%) e refrigerantes (31,1%).