Um dia após a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre ter alertado a Justiça sobre a discrepância entre o número de casos de coronavírus reportados na cidade e divulgados oficialmente, o Ministério da Saúde emitiu nota, nesta quinta-feira. De acordo com o comunicado da Pasta, a contagem de casos e óbitos de Covid-19 em cada município é consolidada pela respectiva Secretaria Estadual, que repassa esses dados, diariamente, ao Ministério para a atualização do painel nacional.
No Twitter, o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, relatou hoje, ao publicar um painel, que a partir da metade de julho, casos que tinham a confirmação de recebimento do Ministério não foram integrados para a base de dados da plataforma e-SUS Notifica. Na noite desta quinta, a diferença entre o total de casos informado pela Prefeitura e oficialmente divulgado era de mais de oito mil. Enquanto o mapa estadual cita 11.205 casos em Porto Alegre, a SMS contabiliza 19.217.
Na nota, o Ministério relata que “entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) – que apura, junto ao município de Porto Alegre, a ocorrência de inconsistências no sistema municipal e o motivo dos dados não migrarem para o sistema oficial do Ministério da Saúde (e-SUS Notifica e Sivep-Gripe)”. A Pasta garante que o painel vai ser atualizado assim que as inconsistências forem esclarecidas e os dados enviados ao Ministério da Saúde.