FreeWay: praça de pedágio muda de local em Gravataí, a partir de hoje

Já de Santo Antônio da Patrulha passa a ter cobrança em ambos os sentidos, no km 19

Foto: Divulgação/CCRViaSul

As praças de pedágio da BR-290 (FreeWay), administradas pela CCR Via Sul em Gravataí, na região Metropolitana, e Santo Antônio da Patrulha, no litoral Norte, sofreram mudanças desde a madrugada deste sábado. A praça de Gravataí mudou de local: saiu do km 77 e foi para o km 60. Já a de Santo Antônio da Patrulha passou a ter cobrança em ambos os sentidos, no km 19.

A mudança de local em Gravataí, reivindicação antiga dos moradores da cidade, vai desafogar o tráfego das vias municipais no deslocamento para a capital. Já em Santo Antônio, com a bidirecionalidade, a tarifa cai pela metade, de R$ 9,20 para R$ 4,60 em ambos os sentidos. Até ontem, só pagava pedágio quem seguia em direção ao litoral.

Ao todo, são 25 cabines em funcionamento em ambas as praças, entre bidirecionais, mistas e com cobrança automática. Em Santo Antônio, esse número representa um acréscimo de nove cabines.

Para a cobrança automática, a CCR Via Sul aceita tags das operadoras Veloe, SemParar, MoveMais, C6Bank e ConectCar. Para se informar sobre como contar com o serviço, o usuário deve contatar a empresa fornecedora.

A concessionária pede atenção especial dos condutores que passarem pela praça de Santo Antônio. Em direção a Porto Alegre, vai ser preciso desacelerar e parar na cancela, o que atualmente não ocorre.

Para informações e emergências, usuários podem acionar o Disque CCR ViaSul: 0800 000 0290.