André Brandão é confirmado na presidência do Banco do Brasil

Ex-presidente do HSBC vai substituir Rubem Novaes, que pediu demissão do cargo no mês passado

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado / Divulgação

O Banco do Brasil (BB) confirmou, nesta sexta-feira, em fato relevante ao mercado financeiro, que André Guilherme Brandão, o ex-presidente do HSBC, vai presidir a instituição. Ele sucede Rubem Novaes, que pediu demissão após permanecer por 18 meses no cargo.

“Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil comunica que, após comunicação formal, via Ofício do Ministério da Economia, desta data, iniciou-se no âmbito do BB os procedimentos de governança necessários à confirmação da elegibilidade do Sr. André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia”, cita o fato relevante.

O R7 antecipou em julho a confirmação de que Brandão havia aceitado o convite do ministro da Economia, Paulo Guedes. A preferência leva em conta o perfil discreto, técnico e apolítico do agora confirmado como comandante do BB.

O Banco do Brasil cita que a demissão de Novaes resultou do entendimento de que a companhia “precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

Desde 2003 no HSBC, Brandão era chefe global do banco espanhol para as Américas, atualmente. Antes, permaneceu mais de dez anos no Citibank. No BB, o executivo deve acelerar a venda de ativos do banco, uma das agendas prioritárias para a equipe econômica liderada por Paulo Guedes.