Covid-19: governo mantém nove regiões gaúchas com bandeira de risco vermelha

Gabinete de crise aceitou os pedidos de reconsideração das regiões de Uruguaiana, Guaíba e Lajeado, que manterão a bandeira laranja

Foto: Reprodução/CP

O governador Eduardo Leite divulgou, nesta segunda-feira, que nove regiões ficarão com a bandeira vermelha na 14ª rodada do Distanciamento Controlado. No mapa preliminar, eram 12 nessa situação. Foram mantidas na classificação de risco alto para o contágio de coronavírus as de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara e Passo Fundo. Já as de Capão da Canoa, Palmeiras das Missões, Erechim e Pelotas, que até hoje tinham bandeira laranja, vão precisar respeitar a vermelha, a partir desta terça e até 17 de agosto.

O gabinete de crise aceitou os pedidos de reconsideração das regiões de Uruguaiana, Guaíba e Lajeado, que manterão a bandeira laranja. Dessas, Lajeado é a única que já vinha aplicando a bandeira vermelha. Também tiveram os recursos deferidos os municípios de Iraí e Ivoti. Já as regiões de Santa Maria, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul permanecem com a bandeira laranja.

As nove regiões com bandeira vermelha abrangem 239 cidades e 6,72 milhões de habitantes – o equivalente a 59,3% da população do Rio Grande do Sul. Desse total, porém, 115 municípios poderão seguir o regramento da bandeira laranja, por não terem registrado mortes e casos de hospitalização pela Covid nos últimos 14 dias. Nessas cidades, onde vivem cerca de 555 mil pessoas, podem ser adotados protocolos próprios para as atividades econômicas, desde que mantenham atualizados os sistemas de informações.