Com impasse sobre decreto, construção civil volta a funcionar em POA

Empresas da construção civil garantem o cumprimento dos protocolos conta a Covid-19 e trabalhadores falam em preocupação no transporte público

Setor da construção civil repercute impasse sobre retomada em Porto Alegre | Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Setor da construção civil repercute impasse sobre retomada em Porto Alegre | Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A liminar impedindo a flexibilização de normas em Porto Alegre fez com que a Prefeitura da Capital recuasse do intuito de reabrir a economia a partir desta segunda-feira. O primeiro setor a retomar os trabalhos seria o da construção civil. Por cautela, o governo municipal decidiu não editar novas normas. Entretanto, as obras voltaram mesmo assim na cidade.

A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon). De acordo com Aquiles Dal Molin, o setor já estava preparado para voltar desde o anúncio da liberação na semana passada. As empresas agora aguardam um novo regramento para seguir operando. “Boa parte dos canteiros de obra começaram a trabalhar no dia de hoje”, observou. “Nós iniciamos as atividades nesta segunda-feira, conforme combinado com o prefeito, com a expectativa que, ainda no dia de hoje, saia este novo decreto”, completou Dal Molin.

Segurança na construção civil

O empresário Pedro Reginato, diretor da Concresul e representante das empresas de mineração de brita, areia e saibro (Sindibritas/Agabritas), garantiu o cumprimento das regras de segurança. “A gente conseguiu trabalhar com os protocolos, com as distâncias preservadas, com os cuidados, com os médicos dando orientação… Uso de máscaras, álcool em gel”, relatou. “A nossa atividade é, praticamente, toda ela em céu aberto. As pessoas, ao natural, têm o distanciamento e nós temos o ar sendo trocado a todo instante”, observou Reginato.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICC), Gelson Santana, citou que a maior preocupação da categoria não é no canteiro de obras, mas no transporte público. “No canteiro de obras, a gente está percebendo que existe um protocolo muito eficiente”, avaliou. “O prefeito deve ter um protocolo melhor, cuidar melhor do transporte público, para que o nosso trabalhador não tenha consequências”, completou Santana.

Estima-se que, aproximadamente, 27 mil pessoas trabalhem no setor da construção civil em todo o estado do Rio Grande do Sul.