Prefeitura libera jogos de futebol profissional em Porto Alegre

Arena e Beira-Rio vão poder receber jogos do Brasileiro, respeitando isolamento de 500 metros do estádio antes e depois de cada partida

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

O prefeito Nelson Marchezan Jr. anunciou a liberação para jogos de futebol profissional em Porto Alegre. O decreto permitindo a prática desportiva é da noite dessa sexta-feira, e sai um dia antes da abertura do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Grêmio enfrenta o Fluminense na rodada de abertura do torneio. O Inter estreia contra o Coritiba, no Paraná; mas, na quinta, recebe o Santos no Beira-Rio.

De acordo com a Prefeitura, o decreto determina que os clubes respeitem os protocolos de saúde estabelecidos pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os termos foram apresentados e validados pela gestão municipal.

Entre as normas previstas, está o isolamento de um raio de 500 metros dos estádios três horas antes e uma hora depois de cada partida. Não serão permitidas aglomerações, venda de bebidas alcoólicas e presença de ambulantes no entorno dos estádios de futebol.

Os treinos profissionais também foram liberados, mas o prefeito Nelson Marchezan Jr. reforçou o pedido de respeito aos protocolos aos clubes e torcedores.