Dia Estadual em Homenagem aos Policiais Mortos em Serviço é marcado por ato em Porto Alegre

BM realizou solenidade para lembrar e reverenciar brigadianos que tombaram em cumprimento do dever

Foto: BM / Divulgação

A Brigada Militar realizou homenagem pelo Dia Estadual em Homenagem aos Policiais Mortos em Serviço, neste sábado, em Porto Alegre. A solenidade ocorreu por volta das 11h no Largo Valdeci de Abreu Lopes, no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Silva Só, no bairro Santa Cecília. Houve transmissão ao vivo no Instagram da BM.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a instituição preparou um pequeno ato, com o Comando da Brigada Militar representado pela presença do comandante do 9°BPM, tenente-coronel Fernando Gralha Nunes, sendo respeitadas as medidas de prevenção.

A data existe em função da lei estadual nº 15.156, de 24 de abril de 2018. O objetivo é reverenciar a memória de policiais militares que morreram trabalhando. Em 8 de agosto de 1990, o cabo Valdeci de Abreu Lopes, de 27 anos, morreu baleado na Esquina Democrática, no Centro da Capital, após conflito da tropa de choque da BM com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no fim da manhã na Praça da Matriz. Os autores do crime nunca foram identificados apesar do indiciamento, como co-autores, de seis agricultores na época.